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Em Administração
20/12/2021

Controle financeiro: Como fazer a gestão financeira

O controle financeiro e como fazer a gestão financeira, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Afinal de contas, de que adianta dominar todos os setores e não saber ao certo o quanto de dinheiro que entra e o quanto sai? Aliás, quando o gestor não domina as finanças, dificilmente as outras áreas da empresa estarão bem. Então, se você ainda tem dúvidas em relação a essa afirmação, continue lendo e saiba por que não deve relaxar quando o assunto é gestão financeira.

O que é o controle financeiro

O controle financeiro nada mais é do que a organização, o domínio e a compreensão das finanças do seu negócio. É quando você sabe quais são as suas despesas e quais são as suas receitas, como estão os investimentos, em quais épocas o rendimento diminui ou aumenta, como está a sua projeção orçamentária, dentre outros pontos.

Não, não é uma tarefa fácil. Mas, é um compromisso necessário e essencial para a evolução da organização. Assim, a partir do controle financeiro, o gestor consegue manter as contas equilibradas, evita despesas desnecessárias, visualiza melhor a necessidade de investimento, traça estratégias mais completas e muito mais.

Como fazer um controle financeiro eficiente

Como já vimos, manter uma empresa controlada e bem organizada, financeiramente falando, exige uma boa dose de compromisso e paciência do seu gestor. Além disso, é preciso ter:

  • Dedicação;
  • Organização;
  • Planejamento financeiro;
  • Conhecimento aprofundado sobre o tema e o negócio;
  • Ferramentas realmente funcionais e necessárias;

Então, como fazer? O controle financeiro é realizado através de processos e ferramentas. Alguns processos são a emissão e avaliação de relatórios e as ferramentas são aplicativos, planilhas de controle financeiro e ferramentas de gestão.

E qual o motivo disso tudo? Manter a empresa com saldo e fluxo de caixa positivos, com faturamento e lucro em alta e pouco ou nenhum prejuízo financeiro. Assim, todos esses cenários devem ser visualizados com facilidade no presente e no futuro também.

Por que ele é importante

A razão para fazer um controle financeiro na sua empresa é simples: sem ele há uma grande chance de a sua empresa fechar as portas em poucos anos. Até porque falta de planejamento e de gestão financeira são os motivos mais comuns para a morte desses negócios.

Portanto, um bom gestor sabe que ficar de olho e monitorar diariamente todas as finanças da empresa é crucial para permanecer ativo no mercado. Do contrário, o negócio está, praticamente, fadado ao fracasso.

Quando existe o controle financeiro, o gestor tem mais segurança para tomar decisões, pois sabe com clareza onde está indo, sem se preocupar ou se assustar com intercorrências futuras. Além disso, existem outras vantagens:

  • Melhor definição de estratégias, com base nas informações seguras obtidas;
  • Identificação mais precisa de pontos de melhoria;
  • Identificação de oportunidades;
  • Investimentos mais seguros;
  • Redução de despesas e outros gastos desnecessários;
  • Melhor direcionamento dos recursos;
  • Gerenciamento amplo e completo dos demais setores da empresa, como estoque, vendas e outros;
  • Conhecimento claro e preciso da realidade financeira da empresa;
  • Definição de um orçamento condizente com as necessidades do negócio.

Ora, se nenhuma empresa se sustenta e nem se mantém saudável com a vida financeira em desordem, não é difícil concluir que o seu desenvolvimento e evolução necessitam de estabilidade financeira. É uma afirmação óbvia, mas que muitos gestores ainda ignoram.

Como começar a fazer o controle financeiro do seu negócio

Antes de tudo, é necessário compreender a importância do processo de gestão financeira da sua empresa. Levando em consideração todas as informações listadas aqui, você já deve ter se convencido disso.

Depois disso, existem 5 pontos que não devem ser negligenciados em nenhum negócio. Veja agora quais são:

Crie e gerencie o seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas do dinheiro da empresa. Assim, ele pode ser feito em uma planilha, onde devem ser anotadas todas as despesas e receitas, e demais movimentações realizadas. 

Esse controle de contas deve ser feito diariamente para evitar o acúmulo de trabalho, reduzir os erros e, principalmente, para que o gestor crie o hábito de realizar essa tarefa sempre no final do dia.

Crie uma reserva emergencial para a sua empresa

A reserva de emergência, como o nome diz, deve ser usada para situações críticas pelas quais todo negócio está propenso a passar. Assim, ela funciona como um amortecedor para aqueles momentos em que o lucro estagnou, a crise econômica atrapalhou a evolução do negócio, uma máquina exigiu conserto ou substituição, etc. 

A reserva é direcionada para aqueles gastos inesperados, com os quais o gestor não contava. É muito importante manter esse valor separado para que os gastos intempestivos não atrapalhem o orçamento já definido da empresa.

Tenha um orçamento bem estruturado

O orçamento é uma ferramenta também considerada essencial. É com base nele que o gestor poderá realizar as projeções e planejar cenários novos para a empresa, além de verificar no presente todas as reais condições do negócio.

O orçamento é utilizado para planejar e mensurar os gastos futuros, servindo como um norte e limitador de despesas, por exemplo. Pode ser uma ferramenta para uso mensal, semestral ou anual, de acordo com as preferências e o domínio sobre o negócio.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Essa dica é básica e muito indicada para quem está começando a empreender, fundamental para todas as fases da empresa, mas que nem sempre recebe a atenção que merece: jamais misture o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa.

Esse péssimo hábito pode se tornar muito perigoso, chegando a causar danos no orçamento difíceis de reparar. Então, para evitar essa prática, defina um salário para si mesmo, chamado de pró-labore, e use esse valor para suas despesas pessoais.

Conte com a ajuda de especialistas

Não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda e contar com o apoio de quem realmente entende do assunto. Contadores e profissionais de marketing são exemplos de profissionais com informações valiosas para a sua empresa. 

E se você acha que investir nesse tipo de ajuda é perda de tempo ou de dinheiro, saiba que é muito mais vantajoso e inteligente contar com a experiência de quem sabe o que faz do que remediar erros cometidos por puro desconhecimento.